Palestras:


Prof. Dr. Ruy José Guerra Barretto de Queiroz - UFPE

Segunda-feira - 29 de outubro de 2012

Título: Problemas Decidíveis e Problemas Indecidíveis: O Legado de Alan Turing Link

Alan Turing (1912-1954), matemático, lógico, criptoanalista e cientista da computação britânico, foi fundamental no desenvolvimento da ciência da computação e proporcionou uma formalização do conceito de algoritmo e computação através do modelo matemático idealizado da "máquina de Turing". Tendo desempenhado importante papel na quebra do código da máquina ENIGMA utilizada pelo exército alemão na Segunda Guerra, passou de herói de guerra a um fora-da-lei sujeito a tratamento quimico-hormonal forçado devido a sua homossexualidade. Em homenagem ao centenário de seu nascimento, a intenção aqui é fazer uma reflexão sobre o legado desse que foi, ao mesmo tempo, herói nacional e uma ameaça ao estado britânico: de fundamental importância na consolidação da ciência da computação, da noção de máquina universal, assim como da teoria da decidibilidade de problemas matemáticos, Turing abriu caminho para a demonstração de que certos problemas da Matemática são indecidíveis, a exemplo do décimo problema de Hilbert. Alguns subprodutos de sua investigação teórica, tais como o computador de propósito geral e a noção de inteligência artificial, serviram de base para os que muitos chamam de "Quarta Revolução Tecnológica - A Revolução da Informação".

Biografia resumida:

possui graduação em Eng. Eletrônica pela Universidade de Pernambuco (1980), mestrado em Informática pela Univ Federal de Pernambuco (1984) e PhD pelo Imperial Coll, Univ of London (1990). Atualmente é Editor-in-Chief de revista científica - Logic Journal of the IGPL (Oxford Univ Press), membro do corpo editorial do "International Directory of Logicians", e professor associado da Univ Federal de Pernambuco.


Prof. Dr. Magnos Martinello - UFES

Quarta-feira - 07 de novembro de 2012

Título: Redes Definidas por Software: Fundamentos, Desafios e Aplicações

Biografia resumida:

possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Paraná (1998), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- Coppe/UFRJ (2000) e doutorado em Ciência da Computação pelo Institut National Polytechnique de Toulouse - INPT (2005) desenvolvido no Laboratoire d'Analyse et d'Architecture des Systèmes- LAAS-CNRS. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Informática (DI) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq (DT nível 2).


Prof. Dr. Wagner Meira Junior - UFMG

Quarta-feira - 07 de novembro de 2012

Título: Modelos e algoritmos para mineração de dados de aplicações Internet

Biografia resumida:

possui graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990 e 1993) e doutorado em Ciência da Computação - University of Rochester (1997). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Suas áreas de interesse são sistemas paralelos e distribuídos e mineração de dados, assim como a sua aplicação em áreas como redes sociais, comércio eletrônico, recuperação de informação e bioinformática.


Prof. Dr. Odemir Martinez Bruno - IFSC/USP

Quinta-feira - 08 de novembro de 2012

Título: Padrões e Caos: Relacionando a ordem e a desordem

Biografia resumida:

Possui livre-docência em Ciências de Computação pela Universidade de São Paulo (2006), doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1995) e bacharelado em Ciência da Computação pela Escola de Engenharia de Piracicaba (1991). Foi docente do Instituto de Ciências de Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo de 2001 à 2008. Em 2008 transferiu-se para o Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo, onde é atualmente professor associado, junto ao Departamento de Física e Ciência dos Materiais. É credenciado como orientador de doutorado e mestrado no programas: de pós-graduação em Física pelo IFSC - USP (Capes-7), de pós-graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional pelo ICMC - USP (Capes-6) e de pós-graduação Interunidades em Bioinformática USP (Capes-5). É consultor ad hoc do CNPq e da FAPESP. É co-autor de 2 livros e inventor de 6 patentes. Tem experiência na área de Ciência da Computação com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: visão artificial, caos, fractais, análise de imagens, reconhecimento de padrões, inteligência artificial, processamento de imagens e bioinformática.


Prof. Dr. Alexandre Cláudio Botazzo Delbem - ICMC/USP

Sexta-feira - 09 de novembro de 2012

Título: DAMICORE: Mineração de Dados em Repositótios de Códigos, Espectros e Processo de Produção

Biografia resumida:

recebeu título de doutor pela Universidade de São Paulo (Brasil) em 2002. Nessa universidade, é professor desde 2003, recebendo o título de Livre-docente e tornando-se professor associado em 2009. Delbem investiga aspectos fundamentais presentes em problemas do mundo real como: roteamento de veículos, descoberta de conhecimento e reconhecimento de padrões (envolvendo códigos de computador, sinais elétricos e espectros de biofotônica), reconfiguração de redes elétricas, reconstrução filogenética e predição de estruturas de proteínas. Desenvolvem-se algoritmos para lidar de forma eficiente com aspectos críticos desses problemas, como larga-escala (complexidade computacional e algoritmos de estimação de distribuição), tomada de decisão usando múltiplos critérios (algoritmos evolutivos multiobjetivos) e resposta em tempo-real (paralelização usando FPGAs).


Prof. Dr. Marco Tulio de Oliveira Valente - UFMG

Sexta-feira - 09 de novembro de 2012

Título: Techniques and Tools for Software Architetcure Reconstruction

Biografia resumida:

é bacharel em Informática pela Universidade Federal de Viçosa (1992) e mestre e doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995 e 2002, respectivamente). Desde novembro de 2009, é professor adjunto do Departamento de Ciência da Computação da UFMG. Anteriormente, foi professor da PUC Minas por onze anos. Atualmente, com suas pesquisas tem procurado gerar contribuições científicas e formar recursos humanos na área de Engenharia de Software.


Prof. Dr. Luis Enrique Zárate - PUC-Minas

Sexta-feira - 09 de novembro de 2012

Título: Análise Formal de Conceitos. Uma revisão conceitual e aplicações

Biografia resumida:

possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidad Ricardo Palma (1987), Lima-Perú; graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) (reval. diploma); mestrado em Engenharia Elétrica (1991) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas (1998) ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi bolsista do Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig e atualmente do CNPq nível 2. Sua principal área de interesse refere-se ao desenvolvimento e aplicação da área de Inteligência Computacional.