Dino R C Franklin
Professor Associado


Informes:
  1. A sala reservada para a disciplina é a 3D101 (Campus Santa Mônica) .
  2. De modo a facilitar o aprendizado, algumas aulas ocorrerão no laboratório LAB01 do bloco 1B (Santa Mônica).



Avaliações

A nota final será composta pela média das avaliações teóricas e das atividades práticas que ocorrerão ao longo do semestre.

Bibliografia básica:

  1. - DOWNEY, Allen en al. Aprenda Computação com Python.
  2. - SCHUERE. et al. Introdução à Programação usando Python.
  3. - LUTZ, Mark; ASCHER, David. Aprendendo Python. Bookman, 2007.
  4. - MENEZES, Nilo Ney Coutinho. Introdução a programação com Python. Novatec, 2010.
  5. - MARIANO, Diego et al. Introdução a Programação para Bioinformática com Biopython, CreateSpace Independent Publishing Platform, 2015.
    Disponível em Introducao ao Biopython - UFMG

Atendimento

Horário a ser definido.

Programa da disciplina

  1. Introdução à Informática
  2. Introdução à programação de computadores e à Linguagem Python;
  3. Variáveis: Dados, valores, tipos e atribuições;
  4. Bases da Programação: Comandos, programas, condições, iterações, funções, operações e composições, avaliação e expressão;
  5. Comunicação externa: output, input, arquivos;
  6. Execução de Programas: Interpretador e Compilador;
  7. Cadeias de caracteres (Strings): Valores e manipulação de strings.
  8. Ramificação e decisões: Execução Condicional, condição de expressões booleanas, operadores lógicos, execução alternativa e condições aninhadas;
  9. Coleções: tipos de dados de coleções. Métodos. Operadores: funções em listas e dicionários;
  10. Estrutura de dados aninhadas: Identificando, copiando e modificando estruturas aninhadas;
  11. Repetições: Os laços for e while. Função Map;
  12. Exceções: mecanismo geral. Exceções intrínsecas do Python: Criando e definindo exceções.
  13. Funções: passagem de argumento por nome. Definido valores padrões e função como parâmetro;
  14. Módulos e pacotes em Python: Usando e construindo módulos. Carga de pacotes;
  15. Arquivos: Manipulando arquivos nos programas. Lendo e escrevendo dados em arquivos.






última atualização: 09/05/22