Produção Científica (Publications)



Livros e Capítulos (Books and Book Chapters)

VALENTIM, N. A.; DORCA, FABIANO AZEVEDO; ASNIS, V. P.; ELIAS, N. C. The Artificial Intelligence as a Technological Resource in the Application of Tasks for the Development of Joint Attention in Children with Autism In: Intelligent Systems. BRACIS 2023. Lecture Notes in Computer Science.1 ed.: Springer, Cham, 2023, v.14195, p. 306-320.



ARAÚJO, RAFAEL D.; Ferreira, Hiran N. M.; CATTELAN, RENAN G.;DORÇA, FABIANO A. A Hybrid Architecture for Adaptive, Intelligent, and Ubiquitous Educational Systems In: Advances in Educational Technologies and Instructional Design.1 ed.Hershey PA, USA : IGI Global, 2018, p. 120 144.



DORÇA, Fabiano Azevedo. "Evolutionary Approach for Automatic and Dynamic Modeling of Students' Learning Styles", Artificial Intelligence Applications in Distance Education. IGI Global, 2015. 261-284. Web. 20 Nov. 2014. DOI:10.4018/978-1-4666-6276-6.ch015



Artigos completos publicados em periódicos (Full papers in journals)


ANDRADE, ALESSANDRO VIVAS; BELIZÁRIO JÚNIOR, CLARIVANDO FRANCISCO; DE ASSIS, LUCIANA PEREIRA; Dorça, Fabiano Azevedo;

Advances in personalised recommendation of learning objects based on the set covering problem using ontology. INTERNATIONAL JOURNAL OF LEARNING TECHNOLOGY (PRINT). v.19, p.25 - 57, 2024.



COSTA, JULIETE A.R.; LIMA, GEYCY D.O.; DORÇA, FABIANO A.; ARAÚJO, RAFAEL D.; An analysis of technological resources to encourage self-regulated learning behaviour in virtual learning environments in the last decade. INTERNATIONAL JOURNAL OF LEARNING TECHNOLOGY (PRINT). v.19, p.85 - 108, 2024.



JÚNIOR, CLEON PEREIRA; ARAUJO, R. D.; DORCA, FABIANO AZEVEDO Uma Abordagem para Recomendação Personalizada de Materiais Educacionais por meio de Filtragem Baseada em Conteúdo em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE). , v.31, p.731 - 758, 2023.



LOPES, C. B. S.; ASSIS, L. P.; VIVAS, A.; PITANGUI, C. G.; DORCA, FABIANO AZEVEDO Uma nova abordagem para o Problema de Balanceamento de Currículo Acadêmico. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE). , v.31, p.631 - 658, 2023.



BRÁS DE SOUZA LOPES, C. .; ASSIS, L. .; VIVAS, A. .; PITANGUI, C. .; AZEVEDO DORÇA, F. Desenvolvimento Curricular Baseado em Dados Factuais: uma Revisão Sistemática da Literatura. RENOTE, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 165–175, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.129164. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/129164. Acesso em: 17 jan. 2023.



Valentim, N. A., Asnis, V. P., Elias, N. C., & Dorça, F. A. (2022). Sistemas Inteligentes para Desenvolvimento de Competências e Diagnóstico de pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Brasileira De Informática Na Educação, 30, 672–696. https://doi.org/10.5753/rbie.2022.2535



Carvalho, H. C. F. B., Dorça, F. A., Pitangui, C. G., Assis, L. P. de, Andrade, A. V., & Trindade, . E. A. C. (2022). Classificação automática de vídeos educacionais por meio de comentários apoiada por técnicas de Aprendizado de Máquina: uma análise experimental utilizando o Youtube. Revista Brasileira De Informática Na Educação, 30, 419–448. https://doi.org/10.5753/rbie.2022.2455



Leite, R. R., Pitangui, C. G., Andrade, A. V., Assis, L. P. de, & Dorça, F. A. (2022). Uma abordagem Multiobjetivo para a Recomendação de Objetos de Aprendizagem no contexto Educacional. Revista Brasileira De Informática Na Educação, 30, 320–349. https://doi.org/10.5753/rbie.2022.2443



Assis, L., Rodrigues, A. C., Vivas, A., Pitangui, C. G., Silva, C. M., & Dorça, F. A. (2022). Relationship Between Learning Styles and Learning Objects: A Systematic Literature Review. International Journal of Distance Education Technologies (IJDET), 20(1), 1-18. DOI: 10.4018/IJDET.296698



Eduardo Augusto Costa Trindade, Luciana Pereira de Assis, Alessandro Vivas Andrade, Henrique Carlos Fonte Boa Carvalho, Cristiano Grijó Pitangui, Fabiano Azevedo Dorça. (2020) Modelagem do Problema de Cobertura de Conjunto para Recomendação de Objetos de Aprendizagem aplicado ao Repositório do YouTube. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação - ISSN 1679-1916. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.110254



FALCI, SAMUEL HENRIQUE; Dorça, Fabiano Azevedo; ANDRADE, ALESSANDRO VIVAS; MOURÃO FALCI, DANIEL HENRIQUE (2020) A low complexity heuristic to solve a learning objects recommendation problem. Smart Learning Environments. , v.7, p.23 - 17, 2020.



Araújo, R. D., Brant-Ribeiro, T., Ferreira, H. N. M., Dorça, F. A., & Cattelan, R. G. (2020). Using Learning Styles for Creating and Personalizing Educational Content in Ubiquitous Learning Environments. Brazilian Journal of Computers in Education (Revista Brasileira de Informática na Educação - RBIE), 28, 133-149. DOI: 10.5753/RBIE.2020.28.0.133



ARAUJO, R.; Dorça, F.; CATTELAN, R. G.; SANTOS, C. Uso de Estilos de Aprendizagem em Ambientes Educacionais Ubíquos. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO., v.17, p.547 - 556, 2019.



FERREIRA, HIRAN ; DE OLIVEIRA, GUILHERME P. ; ARAÚJO, RAFAEL ; DORÇA, FABIANO ; CATTELAN, RENAN . Technology-enhanced assessment visualization for smart learning environments. Smart Learning Environments, v. 6, p. 1-17, 2019.



Araújo, R. D., Brant-Ribeiro, T., Mendonça, I. E. S., Mendes, M. M., Dorça, F. A. and Cattelan, R. G. Social and Collaborative Interactions for Educational Content Enrichment in ULEs. Journal of Educational Technology & Society, 2017.



Fabiano A. DORÇA, Rafael D. ARAÚJO, Vitor C. de CARVALHO, Daniel T. RESENDE, Renan G. CATTELAN. An Automatic and Dynamic Approach for Personalized Recommendation of Learning Objects Considering Students Learning Styles: An Experimental Analysis. Informatics in Education, 2016, Vol. 15, No. 1, 45–62 © 2016 Vilnius University. DOI: 10.15388/infedu.2016.03.



RESENDE, D. T.; DORÇA, F. A. Recomendação de conteúdo personalizada com base em estilos de aprendizagem: uma abordagem prática. Revista Brasileira de Informática na Educação, V. 23, N. 03 (2015). DOI: http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2015.23.03.12. Print ISSN: 1560-4292; Online ISSN: 1560-4306.



DORÇA, F. A. Implementation and use of Simulated Students for Test and Validation of new Adaptive Educational Systems: a Practical Insight. International Journal of Artificial Intelligence in Education, 2015. DOI: 10.1007/s40593-015-0037-0. Print ISSN: 1560-4292; Online ISSN: 1560-4306. URL: http://dx.doi.org/10.1007/s40593-015-0037-0



SILVA, D. H.; DORÇA, F. A. Uma Abordagem Automática para Personalização do Processo de Ensino Baseada em Estilos de Aprendizagem em Sistemas Adaptativos e Inteligentes para Educação a Distância. Revista Brasileira de Informática na Educação, Volume 22, Número 2, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2014.22.02.1



BRANT-RIBEIRO, TAFFAREL ; MENDONÇA, IGOR ; ARAUJO, RAFAEL DIAS ; MENDES, M. M.; DORCA, F. A. ; CATTELAN, R. G. . Um Modelo Social e Colaborativo para Extensão de Conteúdo em Ambientes Educacionais Ubíquos. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, v. 2, p. 105-130, 2014



DORÇA, F. A.; LIMA, L. V. ; FERNANDES, M. A. ; LOPES, C. R. Comparing strategies for modeling students learning styles through reinforcement learning in adaptive and intelligent educational systems: An experimental analysis. Expert Systems with Applications , v. 40, p. 2092-2101, 2013.



DORÇA, F. A.; LIMA, L. V. ; FERNANDES, M. A. ; LOPES, C. R. Automatic student modeling in adaptive educational systems through probabilistic learning style combinations: a qualitative comparison between two innovative stochastic approaches. Journal of The Brazilian Computer Society. Volume 19, Issue 1, pp 43-58. March, 2013.



DORÇA, F. A.; LIMA, L. V. ; FERNANDES, M. A. ; LOPES, C. R. Simulação da Performance de Estudantes e sua Aplicação na Verificação e Validação de Novas Abordagens para Educação a Distância: uma Análise Experimental. ISSN 2255-5706 © IEEE-ES (Capítulo Español). VAEP-RITA Vol. 1, Núm. 3, Sep, 2013. September, 2013.



DORÇA, F. A.; LIMA, L. V. ; FERNANDES, M. A. ; LOPES, C. R. A New Approach to Discover Students Learning Styles in Adaptive Educational Systems. Revista Brasileira de Informática na Educação, Volume 21, Número 1, 2013.



DORÇA, F. A.; LIMA, L. V. ; FERNANDES, M. A. ; LOPES, C. R. Avaliação de Políticas de Aprendizagem por Reforço para Modelagem Automática e Dinâmica de Estilos de Aprendizagem: Uma Análise Experimental. Revista de Informática Aplicada. Volume 9, Número 2. 2013.



DORÇA, F. A. ; LIMA, L. V. ; FERNANDES, M. A. ; LOPES, C. R. A Stochastic Approach for Automatic and Dynamic Student Modeling in Adaptive Educational Systems. Informatics in Education, v. 11, p. 191-212, 2012.



DORCA, F. A.; LIMA, L. V. ; FERNANDES, M. A. ; LOPES, C. R. . Consistent Evolution of Student Models by Automatic Detection of Learning Styles. Revista IEEE América Latina , v. 10, p. 2150-2161, 2012.



DORÇA, F. A.; LIMA, L. V. ; FERNANDES, M. A. ; LOPES, C. R. Detecção e Correção Automática de Estilos de Aprendizagem em Sistemas Adaptativos para Educação. Revista de Informática Teórica e Aplicada, v. 18, p. 178-204, 2011.



DORÇA, F. A.; LOPES, C. R.; FERNANDES, M. A. ; LOPES, R. S. Adaptativity Supported by Neural Networks in Web-based Educational Systems. Journal of Education, Informatics and Cybernetics, v. 1, p. 3412, 2009.



FARIA, M. N. ; OLIVEIRA, G. R. ; DORÇA, F. A.; LOPES, R. ; LOPES, C. ; FERNANDES, M. A. Um Sistema de Avaliação em EAD Baseado em Lógica Fuzzy. Horizonte Científico, v. 1, p. 240, 2008.



Trabalhos publicados em anais de congressos (Papers in conferences)



LIMA, GEYCY D. O.; COSTA, JULIETE A. R.; ARAÚJO, RAFAEL D.; DORÇA, FABIANO A. Exploring the Relationship between Students Engagement and Self-Regulated Learning: A Case Study using OULAD Dataset and Machine Learning Techniques In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2023, Brasil. Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2023). Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2023. p.1154 -



CARVALHO, HENRIQUE C. F. B.; PITANGUI, CRISTIANO G.; DORÇA, FABIANO A.; OLIVEIRA, CATRINE S.; TRINDADE, EDUARDO A. C.; ANDRADE, ALESSANDRO V.; ASSIS, LUCIANA P. Probabilistic classification of educational videos considering comments: an experimental analysis on Youtube In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2023, Brasil. Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2023). Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2023. p.1408 -



BELIZÁRIO JÚNIOR, CLARIVANDO F.; DORÇA, FABIANO A.; ASSIS, LUCIANA; VIVAS, ALESSANDRO Solving the Individualized Instructional Content Delivery Problem Using Ontology and Metaheuristics on the Set Covering Problem: An Experimental Analysis In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2023, Brasil. Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2023). Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2023. p.1202 -



PEREIRA JÚNIOR, CLEON XAVIER; ARAÚJO, RAFAEL DIAS; Dorça, Fabiano Azevedo Uma Abordagem Híbrida Apoiada por Algoritmo Bioinspirado e Tecnologias de Web Semântica para Recomendação Personalizada de Objetos de Aprendizagem In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2022, Brasil. Anais Estendidos do XI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2022). Sociedade Brasileira de Computação, 2022. p.35 -



COSTA, JULIETE A. R. ; DORÇA, FABIANO A. ; ARAÚJO, RAFAEL D. Avaliação do Comportamento de Estudantes em um Ambiente Educacional Ubíquo. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2020, Brasil. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2020). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 182-191.



LIMA, GEYCY ; ARAÚJO, RAFAEL D. ; DORÇA, FABIANO. Uma Análise dos Recursos Tecnológicos Utilizados na Estimulação da Aprendizagem Autorregulada em Ambientes Educacionais na Última Década. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2020, Brasil. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2020). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 732-741.



MORAES NETO, ANTÔNIO JUSTINIANO ; SILVA, CLÊNIO E. ; ANJOS, WILLIAM F. ; DORÇA, FABIANO A. . Uma Abordagem Baseada em Dados Abertos Conectados e Chatbot para Disponibilizar o Catálogo de Cursos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educaçã, 2020, Brasil. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2020). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 1263-1272.



PEREIRA JÚNIOR, CLEON ; ARAÚJO, RAFAEL D. ; DORÇA, FABIANO A. . Recomendação Personalizada de Conteúdo Instrucional Complementar usando Repositório de Objetos de Aprendizagem e Recursos da Web. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2020, Brasil. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2020). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 1293-1302.



PEREIRA JÚNIOR, CLEON ; BELIZÁRIO JÚNIOR, CLARIVANDO FRANCISCO ; ARAÚJO, RAFAEL D. ; DORÇA, FABIANO A. . Personalized Recommendation of Learning Objects Through Bio-inspired Algorithms and Semantic Web Technologies: an Experimental Analysis. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2020, Brasil. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2020). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 1333-1342.



BELIZÁRIO JÚNIOR, CLARIVANDO FRANCISCO ; DORÇA, FABIANO ; ANDRADE, ALESSANDRO VIVAS ; ASSIS, LUCIANA PEREIRA . Avanços na recomendação personalizada de objetos de aprendizagem através da utilização de meta-heurísticas clássicas associadas aos Problemas de Cobertura de Conjuntos e de Máxima Cobertura: Uma análise experimental. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2020, Brasil. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2020). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 1383-1392.



FERREIRA, HIRAN ; DORÇA, FABIANO ; CATTELAN, RENAN . Análise do Desempenho de Estudantes com base em Perfis de Interação. In: XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2019, Brasília. Anais do XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2019), 2019. p. 1501.



PEREIRA JÚNIOR, CLEON ; DANTAS, ADILMAR COELHO ; ABREU, ALINE DE SOUZA LIMA ; REIS, MATHEUS ; MELO, SARA DE ; NASCIMENTO, MARCELO ZANCHETTA DO ; DORÇA, FABIANO ; FERNANDES, MARCIA . Personalização das interações de um agente conversacional utilizando emoções e perfis de personalidade. In: XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2019, Brasília. Anais do XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2019), 2019. p. 1092.



FALCI, SAMUEL HENRIQUE; DORCA, FABIANO AZEVEDO; MOURAO FALCI, DANIEL HENRIQUE; VIVAS, ALESSANDRO “A Low Complexity Heuristic To Solve a Learning Objects Recommendation Problem” In: 2019 IEEE 19th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), 2019, Maceió. 2019 IEEE 19th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT). IEEE, 2019. p.49 -



FERREIRA, HIRAN; OLIVEIRA, GUILHERME; ARAUJO, RAFAEL; DORCA, FABIANO; CATTELAN, RENAN “An Open Model for Student Assessment Visualization” In: 2019 IEEE 19th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), 2019, Maceió. 2019 IEEE 19th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT). IEEE, 2019. p.375 – [BEST FULL PAPER AWARD CERTIFICATE]



SILVA, VINICIUS; DORCA, FABIANO “An Automatic and Intelligent Approach for Supporting Teaching and Learning of Software Engineering Considering Design Smells in Object-Oriented Programming” In: 2019 IEEE 19th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), 2019, Maceió. 2019 IEEE 19th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT). IEEE, 2019. p.321 -



XAVIER PEREIRA JUNIOR, CLEON; AZEVEDO DORCA, FABIANO; DIAS ARAUJO, RAFAEL “Towards an Adaptive Approach that Combines Semantic Web Technologies and Metaheuristics to Create and Recommend Learning Objects” In: 2019 IEEE 19th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), 2019, Maceió. 2019 IEEE 19th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT). , 2019. p.395 -



FALCI, S. ; VIVAS, A. ; ASSIS, L. ; PITANGUI, C. ; CARVALHO, L. L. ; Dorça, F. . DETECÇÃO DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM UTILIZANDO LÓGICA FUZZY E CATEGORIZAÇÃO DE REFORÇOS. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias: Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (CIET Enped 2018), 2018, São Carlos. Anais CIET:EnPED:2018 Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento. São Carlos: CIET:EnPED, 2018. v. 4. p. 1-12.



ARAÚJO, RAFAEL ; BRANT-RIBEIRO, TAFFAREL ; FERREIRA, HIRAN ; DORÇA, FABIANO ; CATTELAN, RENAN . A Semiautomatic and Probabilistic Approach for Student Modeling in Ubiquitous Learning Environments. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2018, Fortaleza. org.crossref.xschema._1.Title@29ec5ed1. Porto Alegre-RS: Sociedade Brasileira de Computação SBC, 2018. p. 1313-1322. [BEST FULL PAPER AWARD CERTIFICATE]



ARAÚJO, RAFAEL D.; DORÇA, FABIANO; CATTELAN, RENAN
A Computational Architecture for Learning Objects Authoring and Personalization in Ubiquitous Learning Environments In: VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2018, Fortaleza.
org.crossref.xschema._1.Title@62cf5868. , 2018. p.22 - 31
Palavras-chave: Computational Architecture, Learning Objects Authoring, Personalization
Referências adicionais: Brasil/Português. . Home page: [http://https://br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/8206]
[CTD-IE]



OLIVEIRA, HILTON LESLLIE ; VIVAS, ALESSANDRO ; ASSIS, LUCIANA ; PITANGUI, CRISTIANO ; ALMEIDA, ARTHUR MACHADO FRANÇA DE ; DORÇA, FABIANO. Detecção automática e dinâmica de Estilos de Aprendizagem para Sistemas Adaptativos Inteligentes para a Educação utilizando a meta-heurística Vitis Vinífera. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2018, Fortaleza. org.crossref.xschema._1.Title@3938d9e3. Porto Alegre-RS: Sociedade Brasileira de Computação ? SBC, 2018. p. 1323-1332.



FERREIRA, HIRAN ; PACHECO, GUILHERME ; ARAÚJO, RAFAEL ; DORÇA, FABIANO ; CATTELAN, RENAN . OSM-V: Um Modelo Aberto de Estudante para Visualização de Desempenho em Sistemas Adaptativos e Inteligentes para Educação. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2018, Fortaleza. org.crossref.xschema._1.Title@3fd11f41. Porto Alegre-RS: Sociedade Brasileira de Computação SBC, 2018. p. 1333-1342.



JÚNIOR, CLARIVANDO BELIZÁRIO ; DORÇA, FABIANO . Uma Abordagem para a Criação e Recomendação de Objetos de Aprendizagem usando um Algoritmo Genético, Tecnologias da Web Semântica e uma Ontologia. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2018, Fortaleza. Porto Alegre-RS: Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2018. p. 1533-1542.



MENDES, MILLER; CARVALHO, VITOR; DORÇA, FABIANO; ARAÚJO, RAFAEL DIAS; CATTELAN, RENAN. Agrupamento e Recomendação de Objetos de Aprendizagem no Padrão IEEE-LOM Considerando Estilos de Aprendizagem In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2017, Recife. DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.1217



CARVALHO, VITOR; ARAÚJO, RAFAEL DIAS; FERREIRA, HIRAN; CATTELAN, RENAN; DORÇA, FABIANO. OntAES: Uma Ontologia para Sistemas Adaptativos Educacionais Baseado em Objetos de Aprendizagem e Estilos de Aprendizagem In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2017, Recife. DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.1307



FERREIRA, HIRAN; ARAÚJO, RAFAEL DIAS; DORÇA, FABIANO; CATTELAN, RENAN. Uma Abordagem Baseada em Ontologias para Modelagem e Avaliação do Estudante em Sistemas Adaptativos e Inteligentes para Educação In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2017, Recife. DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.1197



JÚNIOR, CLEON PEREIRA; FRANCISCO, RODRIGO; SILVA, LUCIANE; VEIGA, ERNESTO; FERNANDES, MARCIA; DORÇA, FABIANO. Uso de Ontologias para Agentes Conversacionais no Contexto de Ensino-Aprendizagem: Uma Revisão Sistemática da Literatura In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2017, Recife. DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.183



Hiran Nonato M. Ferreira, Rafael D. Araujo, Fabiano A. Dorça and Renan G. Cattelan. Open Student Modeling for Academic Performance Visualization in Ubiquitous Learning Environments. 2017 IEEE International Conference on Systems, Man, and Cybernetics (SMC) Banff Center, Banff, Canada, October 5-8, 2017.



Miller M. Mendes, Vitor C. Carvalho, Rafael D. Araujo, Fabiano A. Dorça, Renan G. Cattelan. Clustering Learning Objects in the IEEE-LOM Standard Considering Learning Styles to Support Customized Recommendation Systems in Educational Environments. [PDF] LACLO 2017 Twelfth Latin American Conference on Learning Technologies. La Plata, Argentina. 2017.



FERREIRA, H. N.; BRANT-RIBEIRO, T.; ARAUJO, R.; Dorça, F.; CATTELAN, R. G. An Automatic and Dynamic Knowledge Assessment Module for Adaptive Educational Systems In: IEEE ICALT 17th International Conference on Advanced Learning Technologies, 2017, Timisoara, Romania. IEEE Computer Society, 2017.



Dorça, F.; CARVALHO, V.; MENDES, M. M.; ARAUJO, R.; FERREIRA, H. N.; CATTELAN, R. G. An Approach for Automatic and Dynamic Analysis of Learning Objects Repositories Through Ontologies and Data Mining Techniques for Supporting Personalized Recommendation of Content in Adaptive and Intelligent Educational Systems In: IEEE ICALT 17th International Conference on Advanced Learning Technologies, 2017, Timisoara, Romania. IEEE Computer Society, 2017.



ARAUJO, R.; CATTELAN, R. G.; Dorça, F. Towards an Adaptive and Ubiquitous Learning Architecture In: The 17th IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies - ICALT2017, 2017, Timisoara, Romania. ICALT2017. IEEE Computer Society, 2017. p.539 – 541. IEEE Computer Society, 2017.



FERREIRA, H. N. ; BRANT-RIBEIRO, T. ; ARAUJO, R. ; Dorça, F. ; CATTELAN, R. G. An Automatic and Dynamic Student Modeling Approach for Adaptive and Intelligent Educational Systems using Ontologies and Bayesian Networks. In: 28th IEEE International Conference on Tools with Artificial Intelligence (ICTAI 2016), 2016, San Jose, CA. Proceedings of the 28th IEEE International Conference on Tools with Artificial Intelligence (ICTAI 2016), 2016. DOI:10.1109/ICTAI.2016.0116



ARAÚJO, R. D.; FERREIRA, H.N.M.; DORÇA, F.A.; CATTELAN, R.G. Learning Objects Authoring Supported by Ubiquitous Learning Environments. In: Proceeding IUI '16 Companion Companion Publication of the 21st International Conference on Intelligent User Interfaces Pages 49-53. ACM New York, NY, USA ©2016 ISBN: 978-1-4503-4140-0 doi>10.1145/2876456.2879484



GONÇALVES, ANDRÉ VINÍCIUS ; VIVAS, ALESSANDRO ; ASSIS, LUCIANA ; PITANGUI, CRISTIANO ; DORÇA, FABIANO. Avanços na modelagem automática e dinâmica de estilos de aprendizagem de estudantes em sistemas adaptativos e inteligentes para educação: uma análise experimental. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlandia. p. 1006-1015. DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2016.1006 [MENÇÃO HONROSA]



CARVALHO, VITOR ; MENDES, MILLER ; FERREIRA, HIRAN ; DORÇA, FABIANO ; CATTELAN, RENAN. Uma Ontologia para Apoio à Recomendação Automática e Personalizada de Conteúdo Considerando Estilos de Aprendizagem de Estudantes em Sistemas Adaptativos para Educação. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlandia. p. 1175-1184. DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2016.1175



ARAÚJO, RAFAEL DIAS ; BRANT-RIBEIRO, TAFFAREL ; FERREIRA, HIRAN ; DORÇA, FABIANO; CATTELAN, RENAN. Segmentação Colaborativa de Objetos de Aprendizagem Utilizando Bookmarks em Ambientes Educacionais Ubíquos. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlandia. p. 1205-1214. DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2016.1205



FERREIRA, HIRAN ; ARAÚJO, RAFAEL DIAS ; DORÇA, FABIANO ; CATTELAN, RENAN . Uma Abordagem Híbrida para Acompanhamento da Aprendizagem do Estudante Baseada em Ontologias e Redes Bayesianas em Sistemas Adaptativos para Educação. Workshop sobre avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem em Ambientes Virtuais. In: Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlandia, 2016. p. 447-456. DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2016.447



Miller M. Mendes, Vitor C. de Carvalho, Fabiano A. Dorça, Renan G. Cattelan. “Uma Abordagem Para a Organização Automática de Objetos de Aprendizagem em Ambientes Educacionais Ubíquos com Base em Estilos de Aprendizagem”. DesafIE - 5º Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação. XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Porto Alegre-RS, 2016.



Clarivando F. Belizário Júnior, Fabiano A. Dorça. “Uma Abordagem para a Recomendação Inteligente de Conteúdo Web na Criação de Materiais e Objetos de Aprendizagem”. DesafIE - 5º Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação. XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Porto Alegre-RS, 2016.



BRANQUINHO, A; LOPES, C. R.; DORÇA, F. A.; FERNANDES, M.; CATTELAN, R. Aquisição Automática de Competências num Ambiente Educacional Ubíquo. IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação e X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem (CBIE'2015). In Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2015)'. Maceió/AL, 2015.



FERREIRA, H.; ARAUJO, R.; SOUZA, P.; CHAGAS, S.; DORÇA, F. A.; CATTELAN, R. Gamificação em Ambientes Educacionais Ubíquos. IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação e X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem (CBIE'2015). In Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2015)'. Maceió/AL, 2015.



CARVALHO, V.; ARAUJO, R.; CATTELAN, R.; DORÇA, F. A. Um Modelo para Recuperação de Objetos de Aprendizagem no Padrão IEEE LOM Utilizando o Protocolo OAI-PMH e Repositórios de Objetos de Aprendizagem Públicos. IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação e X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem (CBIE'2015). In Anais dos Workshops do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2015). Maceió/AL, 2015.



RESENDE, D.; DORÇA, F. A.; CATTELAN R. ; ARAUJO, R. Em direção à recuperação automática de objetos de aprendizagem em repositórios através da associação dos estilos de aprendizagem de estudantes com metadados no padrão IEEE-LOM. In 3º Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE'2014) - VI WSWEd – VI Workshop Brasileiro de Web Semântica e Educação. Dourados/MS, 2014.



CARVALHO, V.; DORÇA, F. A.; CATTELAN R. ; ARAUJO, R. Uma Abordagem para Recomendação Automática e Dinâmica de Objetos de Aprendizagem Baseada em Estilos de Aprendizagem. In 3º Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE'2014) - 25º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) - Dourados/MS, 2014.



ARAÚJO, R.; BRANT-RIBEIRO, T.; FREITAS, R.; DORÇA, F. A.; CATTELAN, R. Autoria automática de objetos de aprendizagem a partir de captura multimídia e associação a estilos de aprendizagem. In 3º Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE'2014) - 25º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) - Dourados/MS, 2014.



MENDONÇA, I.; ARAÚJO, D.; MENDES; MIRANDA, M.; BRANT-RIBEIRO, T.; DORÇA, F. A.; CATTELAN, R. Explorando Funcionalidades Sociais e Colaborativas em Ambientes Educacionais Ubíquos. In 3º Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE'2014) - 25º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) - Dourados/MS, 2014.



CARVALHO, V.; DORÇA, F. A. Uma Abordagem para Recomendação Automática e Dinâmica de Objetos de Aprendizagem Baseada em Estilos de Aprendizagem e em Metadados no padrão IEEE LOM. In XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC'2014) - III DesafIE!. Brasília/DF, 2014.



DORÇA, F. A.; SILVA, D. H.; LIMA, L. V. ; FERNANDES, M. A. ; LOPES, C. R. Uma Abordagem para Geração Automática de Conteúdo Personalizado Através da Recomendação Estocástica de Objetos de Aprendizagem no Processo de Ensino em Sistemas Adaptativos e Inteligentes para Educação. In: XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - II Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE'2013) Campinas-SP, 2013.



DORÇA, F. A.; LIMA, L. V. ; FERNANDES, M. A. ; LOPES, C. R. Simulação de Aprendizagem em Estudantes como Ferramenta para Minimização de Custos na Avaliação de Novas Abordagens em Sistemas Adaptativos e Inteligentes para Educação a Distância: Uma Análise Experimental. In: XXXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC'2013) - II DesafIE!. Maceió/AL, 2013.



SILVA, D. H.; DORÇA, F. A. Em Direção a Uma Abordagem Híbrida para Personalização Automática do Processo de Ensino em Sistemas Adaptativos e Inteligentes para Educação a Distância: Uma Análise Experimental. In: XXXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC'2013) - II DesafIE!. Maceió/AL, 2013.



DORÇA, F. A.; LIMA, L. V. ; FERNANDES, M. A. ; LOPES, C. R. Avaliação de Políticas de Aprendizagem por Reforço para Modelagem Automática e Dinâmica de Estilos de Aprendizagem: Uma Análise Experimental. In: 23o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2012), 2012, Rio de Janeiro. 23o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2012), 2012.



DORÇA, F. A.; LIMA, L. V. ; FERNANDES, M. A. ; LOPES, C. R. A New Approach to Discover Students Learning Styles in Adaptive Educational Systems. In: 22o. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011, Aracajú. Anais do XXII SBIE - XVII WIE, 2011. p. 70-79. [BEST FULL PAPER AWARD CERTIFICATE]



DORÇA, F. A.; FERNANDES, M. A. ; LOPES, C. ; LOPES, R. Adaptivity Supported by Neural Networks in Web-based Educational Systems. In: The 6th International Conference on Education and Information Systems, Technologies and Applications: EISTA 2008, 2008, Orlando, Florida. The 2nd International Multi-Conference on Society, Cybernetics and Informatics. Orlando, Florida: International Institute of Informatics and Systemics, 2008. v. 1. p. 255-260 (impresso).



LOPES, R. S.; DORÇA, F. A.; FERNANDES, M. A. ; LOPES, C. R. Um Sistema de Avaliação em EAD Baseado em Lógica Fuzzy. In: XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2008, Fortaleza. Anais do XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2008.



DORÇA, F. A.; FERNANDES, M. A. ; LOPES, C. A Web-Based Multiagent Educational System. In: International Conference on Education and Information Systems, Technologies and Applications (EISTA 2004) and the International Conference on Cybernetics and Information Technologies, Systems and Applications (CITSA 2004), 2004, Orlando. EISTA 2004, 2004. v. 1 (impresso).



BORGES, F. F.; DORÇA, F. A.; QUEIROZ, B.; FERNANDES, M. A.; LOPES, C. R.; TEYMENY, A. A., RAMOS, A. Uma Ferramenta de Autoria para um Sistema Educacional Apoiado na Web. In: SBIE - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2003, Rio de Janeiro. SBIE2003, 2003.



DORÇA, F. A.; FERNANDES, M. A. ; LOPES, C. A Multiagent Architecture for Distance Education Systems. In: 3rd IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies, 2003, Athens. ICALT03. L Alamitos, CA 90720-1314: IEEE Computer Society, 2003 (impresso).



DORÇA, F. A.; PINTO, B. Q. ; LOPES, C. ; FERNANDES, M. A. Uma Abordagem Multiagente para Educação à Distância. In: II Seminário Nacional de Tecnologia para EAD, 2002, Uberlândia. Anais do II TecEAD, 2002 (impresso).



DORÇA, F. A.; PINTO, B. Q. ; LOPES, C. ; FERNANDES, M. A. Um Sistema Inteligente Multiagente Para Educação à Distância. In: XXII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 2002, Florianópolis. XXII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 2002 (impresso).



DORÇA, F. A.; QUEIROZ, B. ; LOPES, C. ; FERNANDES, M. A. Uma Proposta de Agente Pedagógico para Planejamento Instrutivo. In: II SEMINÁRIO NACIONAL DE TECNOLOGIA PARA EAD, 2002, Uberlândia. II SEMINÁRIO NACIONAL DE TECNOLOGIA PARA EAD, 2002 (impresso).



Tese de doutorado (Doctoral Thesis)

DORÇA, Fabiano Azevedo. Uma abordagem estocástica baseada em aprendizagem por reforço para modelagem automática e dinâmica de estilos de aprendizagem de estudantes em sistemas adaptativos e inteligentes para educação a distância. 2012. 207 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. Acesso: http://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14314



Dissertação de mestrado (Masters dissertation)

DORÇA, Fabiano Azevedo. UM SISTEMA INTELIGENTE MULTIAGENTE PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA APOIADO EM WEB. Uberlândia. 2004. 198 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2004. Disponível em: http://www.facom.ufu.br/~fabiano/publicacoes_arquivos/dissertacao.pdf





Teses e dissertações relacionadas



PEREIRA JUNIOR, Cleon Xavier. Uma abordagem híbrida apoiada por algoritmo bioinspirado e tecnologias de web semântica para recomendação personalizada de objetos de aprendizagem. 2021. 143 f. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.463



SILVA, Vinicius Jonathan Santos. Uma abordagem inteligente para suporte à detecção e classificação automática de design smells em sistemas de software orientados a objetos através de ontologias. 2019. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2566.



Araújo, Rafael Dias. Uma Arquitetura Computacional para Autoria e Personalização de Objetos de Aprendizagem em Ambientes Educacionais Ubíquos. TESE - Ciência da Computação. Universidade Federal de Uberlândia, 2017. Acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20375 [CTD-IE]



Carvalho, Vitor César de. OntAES: Uma Ontologia para Sistemas Adaptativos Educacionais Baseada em Objetos de Aprendizagem e Estilos de Aprendizagem. Dissertação - Ciência da Computação. Universidade Federal de Uberlândia, 2017. Acesso: http://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21440



Miranda Mendes, Miller. Uma Abordagem para Análise Automática de Repositórios de Objetos de Aprendizagem Através de Técnicas de Aprendizagem de Máquina para Apoio a Recomendação Personalizada de Conteúdo em Sistemas Adaptativos e Inteligentes para Educação. Dissertação - Ciência da Computação. Universidade Federal de Uberlândia, 2018. Acesso: http://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21534



Ferreira, Hiran Nonato Macedo. Uma Abordagem Híbrida Baseada em Redes Bayesianas e Ontologias para Modelagem do Estudante em Sistemas Adaptativos e Inteligentes para Educação. TESE - Ciência da Computação. Universidade Federal de Uberlândia, 2018. Acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22251



BELIZÁRIO JÚNIOR, Clarivando Francisco. Reúso de conteúdo da web na recomendação personalizada de objetos de aprendizagem: uma abordagem baseada em um algoritmo genético, tecnologias da web semântica e uma ontologia - Uberlândia. 2018. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23294



RIBEIRO, Taffarel Brant. Tamanho ótimo amostral e análise fatorial e correlacional do desempenho de indivíduos sob a influência de plataformas computacionais de apoio ao ensino. 2018. 107 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24190