MC118 - SISTEMAS OPERACIONAIS DISTRIBUÍDOS

Projetos da Disciplina - 2º Semestre 2003

 

 

Descrição do Relatório Técnico

Cada projeto constitui uma atividade que precisa ser completada através de duas tarefas básicas. A primeira se refere à compilação e entendimento de um programa exemplo que trata de assuntos cobertos em sala de aula e na teoria. A segunda se refere à implementação de uma modificação sobre o exemplo. Cada projeto deve ser acompanhado de um relatório (conforme instruções) no formato de Artigo Técnico.

O relatório redigido na forma de um Artigo Técnico (pitch 10 ou 11; espaçamento simples; margens laterais, superior e inferior de 2cm e máximo de 20 pgs. não incluindo o programa fonte) deverá conter os tópicos abaixo discriminados:

Seções poderão ser adicionadas quando necessárias, embora o formato acima descrito seja suficiente. A descrição deve focar nas informações coletadas pelo estudante quando da execução do programa exemplo e do modificado, bem como de uma análise detalhada dos resultados. As lições aprendidas durante o experimento deverão ser incluídas na Conclusão.

 

Desenvolvimento dos Projetos

Os Laboratórios 03 e 04 da Faculdade de Computação são de uso exclusivo dos alunos do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Em todos os laboratórios o Sistema Operacional Linux encontra-se instalado. Logo no início do semestre, você receberá um "login" para utilizá-los no desenvolvimento dos respectivos projetos da disciplina.

 

Entrega do Relatório Técnico

A entrega de cada Projeto deve ocorrer segundo o cronograma previamente estabelecido para cada um e se dará através do Relatório Técnico impresso e de um disquete contendo informações adicionais. Constituem informações imprescindíveis e que, portanto, deverão estar no disquete:

A falta de qualquer elemento, como o relatório impresso, disquete com informações adicionais do projeto, bem como a entrega do relatório após a data estipulada implica na perda de 40% da nota correspondente, ou seja, o projeto passa valer 60% do valor do referido projeto desde que entregue até 07 dias após a data inicial. Após este prazo, não mais se aceita a entrega do projeto!

Laboratório cheio, quedas de máquinas, falta de linha telefônica ou problemas pessoais não serão aceitos como desculpas por atrasos. Somente duas exceções serão consideradas: o fechamento do laboratório durante o período disponibilizado para a realização do projeto; e problema de doença comunicado com antecedência mínima de dois dias antes da data da entrega. Por isso, recomenda-se fortemente que o início do trabalho ocorra o mais rapidamente possível. Procurem explorar os aspectos positivos do trabalho em grupo, assim todos ganham!

 

1º Projeto - Versão Distribuída da Base de Dados usando Sockets

Resumo: O projeto consiste no desenvolvimento de uma aplicação elementar da base de dados "gdbm" disponível no Linux A aplicação consiste de uma agenda eletrônica onde são armazenados nomes e números de telefones. A chave de acesso é o nome. Todavia, a aplicação deve ser desenvolvida segundo o Modelo Cliente/Servidor usando a infra-estrutura da rede para troca das mensagens, ou seja, Versão Distribuída da Base de Dados.

Entrega do Relatório: 30 de Setembro

 

2º Projeto - Versão Distribuída da Base de Dados usando RPC

Resumo: O projeto consiste na adaptação da aplicação anterior para, utilizando-se das chamadas de RPC (Remote Procedure Call), possibilitar a clientes o acesso a uma base de dados de nomes e telefones gerenciadas por um servidor.

Entrega do Relatório: 15 de Outubro

 

3º Projeto - Base de Dados Distribuída com Servidor Multithreaded

Resumo: O projeto consiste na adaptação da aplicação do Projeto #1 ou #2 de modo que contemple o acesso a base de dados por mais de um servidor. Para tanto, faz-se necessário a instanciação de mais processos ou threads no servidor.

Entrega do Relatório: 11 de Novembro

 


Luís Fernando Faina
Last modified: Fri Oct 24 09:57:34 2003