Software Engineering
(Engenharia de Software)
- Fornecer uma visão geral das atividades, técnicas, métodos e ferramentas que auxiliam o processo de desenvolvimento de software;
- Identificar, descrever e comparar os modelos de processo de desenvolvimento de software, o seu ciclo de vida e metodologias de análise/projeto e gerenciamento da qualidade de software, qualificando a mais adequada a cada situação;
- Adquirir habilidades para gerenciar projetos de software, além de analisar, projetar, verificar, validar e manter sistemas de software;
- Habilitar para escolher, utilizar e definir modelos, técnicas e ferramentas para auxiliar o processo como produto;
- Oportunizar situações para o aluno reconhecer as principais metodologias, métodos e ferramentas de engenharia de software;
- Aplicar os conceitos adquiridos na resolução de estudos de caso;
- Conhecer aspectos envolvidos na ética profissional;
- Capacitar o aluno a definir os princípios necessários e as qualidades desejadas no desenvolvimento de software.
Básica
- PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software. Makron Books, 1995.
- SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. Editora Pearson / Addison Wesley, 2003
- FURLAN, José Davi. Modelagem de Objetos através UML. Makron Books, 1998.
Complementar
- BLAHA, Michael, Premerlani, W. Object-Oriented Modeling and Design for Database Applications. Prentice Hall, 1997
- BLAHA, Michael, Rumbaugh, James. Modelagem e projetos baseados em objetos com UML 2. Elsevier: Campus. 2006
- BOOCH, Grady; Jacobson, Ivar; Rumbauch,James. UML: Guia do Usuário. Campus, 2006.
- GUEDES, Gileanes, T.A. UML 2 – Uma abordagem prática. Novatec. 2009
- LAIRMAN, Craig. Utilizando UML e Padrões. Ed. Bookman, 2007.
- OESTEREICH, Bernd; Weilkiens, Tim. UML 2 Certification Guide. MORGAN KAUFMANN, 2006.
- PENDER, Tom, UML – A Bíblia. Elsevier: Campus. 2004.
Provas – Teóricas
- Primeira Prova – 30 Pontos – 11/05/2015
- Segunda Prova – 30 Pontos – 15/07/2015
Trabalho em Grupo
- Entrega final em 13/02/15
- Valor – 40 pontos
- Dividido em etapas
Material de Apoio Pedagógico