Object Oriented Programming #1
(Programação Orientada a Objetos 1)

Objetivos

  • Capacitar o aluno a analisar problemas computacionais e propor soluções utilizando conceitos de programação orientada a objetos, como: classes, objetos, herança e polimorfismo;
  • Desenvolver programas em uma linguagem de programação orientada a objetos.

Bibliografia

  1. BARNES, D.J., KOLLING, M. Programação Orientada a Objetos com Java.4a ed São Paulo:Pearson Prentice Hall, 2009.
  2. ARNOLD, Ken; GOSLING, James; HOLMES, David. A Linguagem de Programação Java, 4ed. Bookman, 2007.
  3. FLANAGAN, David. Java: o guia essencial, 5ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
  4. HORSTMANN, Cay S. Big Java. Porto Alegre: Bookman, 2004.
  5. HUBBARD, John R. Teoria e Problemas da Programação com Java, 2ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
  6. DEITEL, Harvey M. Java: Como Programar, 8ed. São Paulo: Prentice Hall, 2010.
  7. DEITEL, Harvey M. Advanced java 2 platform: how to program. Upper Sadler River: Prentice Hall, 2002.
  8. SANTOS, Rafael. Introdução à Programação Orientada a Objetos Usando Java. Editora Campus, 2003.
  9. HORSTMANN, Cay S. Core Java 2. São Paulo: Pearson Education, 2001.
  10. BOOCH, G., RUMBAUGH, J., JACOBSON, I. UML, Guia do Usuário. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
  11. LARMAN, C. Utilizando UML e Padrões: Uma Introdução à Análise e ao Projeto Orientado a Objetos. Porto Alegre: Bookmann, 2001.
  12. FOWLER, M. Scott, K. UML Essencial. POA: Bookmann, 2000.
  13. ECKEL B.: Thinking in Java, Prenticel Hall, Segunda Edição, 2000.
  14. GOODRICH, Michael T.; TAMASSIA, Roberto. Estrutura de Dados e Algoritmos em Java, 4ed.Bookman, 2007.

Avaliação

Teórica

  • Duas avaliações sem consulta
  • Valor: 50 pontos

Prática

  • Laboratório
  • Participação no Laboratório (Presença + Atividade Prática)
  • Atividades realizadas em Laboratório enviadas por e-mail no dia de sua realização
  • Valor: 10 pontos

Trabalho em Grupo

  • Final de Curso
  • Todos os trabalhos iguais (ou similares) serão desconsiderados
  • Valor: 40 pontos