Object Oriented Programming #2
(Programação Orientada a Objetos 2)
- Compreender o papel dos padrões na reutilização de colaborações entre classes e objetos em modelos conceituais e modelos de software;
- Projetar uma arquitetura de software usando padrões arquiteturais;
- Aplicar padrões de projeto, principalmente aqueles mais importantes no desenvolvimento de frameworks;
- Analisar os padrões de projeto mais apropriados ao software a ser desenvolvido;
- Compreender alguns padrões típicos de análise, i.e., modelos conceituais de objetos reutilizáveis;
- Compreender anti-padrões;
- Compreender os conceitos de frameworks e como eles permitem reutilizar a análise de problemas e o projeto de soluções, permitindo assim escrever aplicações relacionadas com eficácia;
- Analisar frameworks concretos;
- Compreender uma metodologia de desenvolvimento de frameworks;
- Desenvolver software usando as técnicas avançadas de análise e projeto de software.
- FREEMAN, Eric; FREEMAN, Elisabeth. Use a cabeça! Padrões de projeto. Rio de Janeiro: Atlas Books, 2005.
- DEITEL, Harvey M. Java: Como Programar, 8ed. São Paulo: Prentice Hall, 2010.
- GAMMA, Erich et al. Design patterns. Upper Saddle River: Addison Wesley, 1995.
- LADDAD, Ramnivas. Aspect in action: practical aspect-oriented programming. Greenwich: Manning, 2003.
- KRUCHTEN, Philippe. The rational unified process: an introduction. 3rd ed. Boston: Addison Wesley, 2003.
- KRUCHTEN, Philippe. The rational unified process made easy: practitioner's guide to the rup. Boston: Addison Wesley, 2005.
- LARMAN, Craig. Utilizando UML e padrões: uma introdução a análise e ao projeto orientados a objetos. Porto Alegre: Bookman, 2000.
- SOMMERVILE, I. Engenharia de software. 8th. ed. Harlow: Addison Wesley, 2007.
- Martin Fowler, Refactoring: Improving the Design of Existing Code, Addison-Wesley, 2000.
- Antonio Mendes, Arquitetura de Software, Ed. Campus, 2002.
- C. Szyperski, Component Software: Beyond Object-Oriented Programming, Addison-Wesley, 1998.
- LARMAN, C. Utilizando UML e Padrões: Uma Introdução à Análise e ao Projeto Orientado a Objetos. Porto Alegre: Bookmann, 2001.
- FOWLER, M. Scott, K. UML Essencial. POA: Bookmann, 2000.
- ECKEL B.: Thinking in Java, Prenticel Hall, Segunda Edição, 2000.
Teórica
- Duas avaliações sem consulta
- Valor: 50 pontos
Prática
- Laboratório
- Participação no Laboratório (Presença + Atividade Prática)
- Atividades realizadas em Laboratório enviadas por e-mail no dia de sua realização
- Valor: 10 pontos
Trabalho em Grupo
- Final de Curso
- Todos os trabalhos iguais (ou similares) serão desconsiderados
- Valor: 40 pontos
Material de Apoio Pedagógico