Software Modeling
(Modelagem de Software)

Objetivos

  • Capacitar o aluno a conduzir atividades associadas a modelagem de software;
  • Apresentar ao aluno os benefícios da modelagem de software e como ela se ajusta no processo de desenvolvimento de software;
  • Dotar o aluno de conhecimento sabre a formalizarão de modelos;
  • Apresentar métodos, técnicas e ferramentas de apoio as atividades de desenvolvimento de software;
  • Capacitar o aluno a conduzir atividades ao desenvolvimento de software utilizando paradigma procedimental e a orientado a objetos;
  • Capacitar o aluno no uso da UML;
  • CApresentar mecanismos de extensão da UML que possibilitam a modelagem de sistemas Web.

Bibliografia

Básica

  1. PBlaha, Rumbaugh. Modelagem e projetos baseados em objetos com UML 2. Elsevier: Campus. 2006.
  2. BOOCH, Grady; Jacobson, Ivar; Rumbauch,James. UML: Guia do Usuário. Campus, 2006.
  3. FURLAN, José Davi. Modelagem de Objetos através UML. Makron Books, 1998.

Complementar

  1. Guedes. UML 2 – Uma abordagem prática. Novatec. 2009.
  2. LAIRMAN, Craig. Utilizando UML e Padrões. Ed. Bookman, 2007.
  3. OESTEREICH, Bernd; Weilkiens, Tim. UML 2 Certification Guide. MORGAN KAUFMANN, 2006.
  4. PENDER, Tom, UML – A Bíblia. Elsevier: Campus. 2004.
  5. Pressman. Engenharia de Software, 7ª. Edição.
  6. Sommerville. Engenharia de Software, 9ª. Edição.
  7. SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. Editora Pearson / Addison Wesley, 2003.

Avaliação

Provas – Teóricas

  • Primeira Prova – 30 Pontos – 29/04/2016
  • Segunda Prova – 30 Pontos – 24/06/2016

Trabalho em Grupo

  • Entrega final em 01/06/2016
  • Valor – 40 pontos
  • Dividido em etapas